quarta-feira, 11 de março de 2015

VIÇOSA TERRA DE NINGUÉM?


A pedido de amigos, estou reativando esse blog...


"Viçosa... Terra de ninguém? É assim que estão chamando a minha cidade depois da suposta Guerra de Traficantes de ontem à noite.

Ouvi rumores pela cidade de que havia um intenso trânsito de motos pela mesma. E que tiros "pipocaram" em vários pontos da cidade!
Falaram em várias mortes, em vários bairros. Mas de concreto mesmo, só a morte do "Grilo"...
O que ocorre por baixo dos panos na cidade, "à boca miúda" é outra história...
Acredite quem quiser!!!
Para falar a verdade, prefiro acreditar no povo... o que se ouviu essa noite e essa madrugada na "cidade universitária, cidade educadora" foi mesmo é muito "pipoco"por aí...
E eu me pergunto: até poucos anos atrás, a cidade era o maior marasmo, sem nada para fazer, toda silenciosa...pacata mesmo! Podia se sentar na praça sossegadamente, conversar no portão de casa, nas janelas, nas ruas... as noites eram tranquilas... Depois de certa hora, não se ouvia sequer um barulho pelas ruas...
Hoje, já não reconheço mais a cidade em que nasci! Estudantes passam pelo balaústre aos berros, chutando latas de lixo, proferindo palavras de baixo calão, brigando com outras pessoas e ignorando a lei do silêncio.
"Veteranos" se acham no direito de humilhar os "calouros" que iniciam a vida acadêmica, como se fossem "donos da cidade".
Quando há formaturas por aqui, (4 vezes por ano) estudantes se aglomeram de madrugadas nas lojas de conveniências e perturbam o sossego alheio. Esquecem que estão aqui apenas de passagem, por isso devem respeito aos moradores daqui que tão prontamente os acolheram!
No quesito segurança então... nem é bom começar a desfiar o rosário... são tantas inseguranças, que o povo está com medo (e com razão) de transitar nas ruas depois que escurece!
A praça da cidade, antes tão linda; foi transformada em um lugar de gente sem ter o que fazer, gente mal encarada e são poucas as pessoas que tem coragem de sentar ali para trocar um ou dois "dedos de prosa" com algum amigo ou conhecido!
Em alguns bancos não se pode sentar nem mesmo para descansar que logo passam alguns "homens" de meia idade e perguntam a meia boca: Quanto é o programa?
Uma vergonha... E onde anda a viatura da polícia que deveria estar na praça? Atendendo algum caso por aí...
"O efetivo é pequeno..." Sempre ouço isso por aí... Por que não o aumentam? "O Sistema é falho"... 
Isso já notícia velha... 
O "caso Gabriel" está aí para ser desvendado pela polícia! A suposta namorada mudou seu depoimento depois da morte do adolescente. Será porquê?
A festa não foi acompanhada de perto pela mesma polícia? Para essa modesta pessoa que vos escreve, tem muitas coisas ainda não foram contadas, não reveladas nessa história!
(O vídeo que anda rolando no WhatsApp é só para quem tem estômago forte!)   
Cabe a polícia a investigação.
Mas não podemos calar a voz da população que está com medo, indignada, insegura com tanta violência! Manifestações foram marcadas. E tenho certeza de que a população vai em peso, pois é um direito do cidadão lutar por aquilo que ele acha que é certo!
Vão e façam valer os seus direitos!"


by Mylla Galvão



2 comentários:

  1. To aqui pasma, conheci essa cidade e a zona rural quando eu acabei de me formar na USP em história em 85, eu e amigos estavamos pra decidir se morávamos na Chapada dos Guimarães ou num sítio em Viçosa, iríamos montar uma comunidade alternativa (na época nos chamavam de hippies, mas nada tinha a ver). E assim fomos morar ai e 16 pessoas, era maravilhoooso, mesmo na cidade era uma calmaria, hj depois dos 50 anos, ouço falar d Viçosa assim , inacreditável, que pena.

    ResponderExcluir
  2. Está assim em todo lugar... mas confesso q a população ficou com mto medo... desde o começo do ano foram mais de 10 assassinatos!

    ResponderExcluir

Aqui aceitamos a sua opinião! Mas seja educado! E não aceitaremos comentários anônimos, têm q ter peito para se mostrar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...